Hotel Pousada La-Bella
Lavras do Sul, RS

Contatos:

055 32821003 e 055 99613514
cassiolabella@hotmail.com

Internet / Café da manhã / Lareira
Quartos com TV e ar condicionado


Imagens da Pousada

terça-feira, 1 de junho de 2010

Uma bela descrição de Lavras do Sul:

.
"Uma terra de pessoas incríveis.
De muita simplicidade e hospitalidade.
De valorização às tradições campeiras.
De festas.
De arquitetura que reflete o passado.
De muito carinho."
.
Texto e fotos do blog "Turista Amador".

" Lavras do Sul está localizada na região sul do Rio Grande do Sul, a cerca de 80 km de Bagé. É uma cidade meio isolada, longe de grandes centros ou de rodovias movimentadas. Aliás, a ligação com Bagé se faz através de estrada de terra - às vezes intransitável.

É a única cidade gaúcha que teve seu desenvolvimento ligado à exploração de ouro, e daí vem seu nome. Hoje em dia há algumas empresas (de Minas Gerais, Mato Grosso e Canadá) que exploram as terras do município em busca desse nobre metal, mas os resultados não têm sido muito satisfatórios. De qualquer forma é possível conhecer como se dá tal extração, as técnicas e equipamentos."


"A população é de cerca de sete mil habitantes, sendo a metade na zona rural. A cidade é bem pequena e pacata, mas a área rural é muito grande. A economia é voltada para o setor pecuarista, que além de divisas gera toda uma cultura para o município. Através das lidas campeiras perpetuam-se as tradições do gaúcho, que, de bombacha e chapéu, percorre os campos (e a cidade) em seu cavalo. Este fato marcou minha chagada aqui, pois sempre vivi em locais em que o uso dos trajes e linguajar de campo pareciam sempre meio forçados. E aqui é natural! É a vida de muita gente."

"No centro da cidade há uma grande concentração de prédios antigos. Alguns foram remodelados, mas muitos mantêm suas características originais, e a maioria é muito bem conservada, pois continuam servindo de residência, ou comércio ou pelos poderes executivo e legislativo da cidade. Muitos casarões, algumas casas de pedra, telhados de barro. Uma bela experiência. Belezas naturais não faltam também. Nesta região há grande quantidade de rochas. Algumas enormes que acabam por produzir paisagens únicas, principalmente na zona rural. Bem próximo ao centro encontra-se a Praia do Paredão. O paredão que denomina o local é, na verdade, o muro que forma a barragem da Corsan, companhia de água local, que retira do rio Camaquã a água que será potalizada e distribuída pelas residências. Uma praia pequena, de rio, mas linda. Possui total infra-estrutura, com bares, churrasqueiras, cabanas para aluguel, quadras esportivas. No verão fica cheia, com muitas pessoas vindas de cidades vizinhas."

"E a calma dessa cidade? Há muito tempo não via um lugar assim. Sair de casa deixando tudo aberto, cadeiras na rua... e voltar e estar tudo do mesmo jeito. Carros estacionados com a janela aberta, o rádio ligado e a chave na ignição??? Parece sonho. Mas é o que acontece em Lavras. "
.

"O carnaval é a maior festa que acontece por aqui. Nesta época, de férias, a cidade é invadida por lavrenses que vivem em outras localidade e pessoas que gostam do carnaval de Lavras. A cidade fica completamente diferente. É criada toda uma estrutura no centro, com um lonão na rua principal, palco, arquibancadas. Surge, em dias, uma praça de alimentação com barracas que cobrem mais de duas quadras. Debaixo do lonão é só festa e alegria. Os bailes do clube também são ótimos. E aqui existe uma grande e sadia rivalidade entre blocos carnavalescos. Eles reúnem multidões e fazem apresentações teatrais - mostrando fatos engraçados ocorridos na cidade durante o ano. Há ainda desfile de escola de samba (bem pequena) e o bloco Marylu, onde homens saem trajando roupas de mulher. Muito, mas muito engraçado!"
.
"Oficialmente e históricamente, Lavras do Sul é a Terra do Ouro.
Para mim, no entanto, é a Terra da Amizade."
(Luidi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário